Monday, October 16, 2006

Andy ou Emily?Os prazeres deste mundo!

Se você não assistiu “O diabo veste prada” e tem interesse em vê-lo, role as barras laterais e escolha outro link do meu blog para ler, ou outra coisa na net.
Pois é, Andy e Emily são protagonistas do filme. E é sobre a personalidade delas que quero falar.
Acabei de assistir ao filme e fiquei pensando, em como vendemos nossa alma facilmente, como disse a pouco meu amigo Davidson. Basta a nossa mente cogitar e o nosso olho brilhar e enviar uma mensagem ao nosso cérebro: “eu quero, eu posso e eu preciso”, a partir daí começa uma história fracassada, ou como Andy fez: uma sra. história! Na história vemos esta situação facilmente. Em troca da fama, carreira profissional, acessórios, dinheiro e credibilidade, nos sujeitamos a coisas que nunca pensaríamos que suportaríamos.
Miranda veste Prada, é praticamente o primeiro nome do filme, o diabo! E em troca de tudo o que falei, Andy e Emily se sujeitam à sua arrogância, amargura e crueldade. Esta última é a palavra que melhor se encaixa.
Pensando no bem futuro e como se sujeitar ao diabo as traria fama e sucesso profissional, as meninas se enfiam no Office Priesley.
Com uma diferença entre elas, Emily está nesta história, como alguém que realmente achou o seu maior tesouro, coitada... E Andy, como alguém que pode fazer diferença, respeitando limites e sentimentos.
A história mistura ambição, aprendizado, expectativas e escolhas. Tudo é uma questão de escolha. A partir do momento que você decidiu sentar a frente do micro para ler algo ou visitar alguns blogs de amigos, você deixou outras opções. Mas a escolha do filme exige um pouco mais de sabedoria do que este pequeno exemplo. É nela que quero chegar. A bíblia fala de sabedoria e sobre o que devemos buscar e também sobre os prazeres deste mundo. Todos estes texto me vêem à mente como se fossem uma legenda, e foram escritos a milhões de anos e traduzem o que a mensagem deste pequeno filme do séc XXI quis passar.
Ao perceber que sua vida pessoal estava sendo tomada pela ambição, Andy decide párar, mesmo tendo aquilo que jamais alguém da história sonhou: a aprovação e companheirismo de Miranda. Nem mesmo o seu marido a conseguiu.
Mas, jogar o celular enquanto tocava e a bina apontava “Miranda calling” na fonte d'água, como fez Andy não foi tão fácil assim. Para tanto, ela teve que sofrer e fazer alguns de que amava sofrerem também. Ela precisou presenciar a crueldade nua e cuspida a um palmo de seus olhos. E aí, então colocar em prática o seu juízo de valor a sua ética e moralidade.
Para então, tudo voltar ao normal, e voltar para os seus, para o seu amor Natie.
O meu medo na verdade é que não tenhamos como colocar em prática o nosso juízo de valor e ética. Por quê? “porque não os temos”.

Reflita sobre isso, e se possível leia: Mateus 6:19-34; 7:13,14.
Agora vou dormir, precisava compartilhar isto com vocês.
Boa noite!

4 comments:

PAulo Dutra said...
This comment has been removed by a blog administrator.
PAulo Dutra said...

Aaaaaaahhhhhhhhhhhrrrrrrrrrrgggggggg!

Eh verdade! As decisões da Vida...

Pra lááá de Complicadas!

E agora, eu vou ter que assistir o filme! >=X

Muito Obrigado dona Renata! =P

Rosi e Ita said...

Rezinhaaaaa!!!
Mto legal o filme, neh!? Tbm comentei sobre ele no meu...mas nem perto do q vc escreveu!rsrs
Bju e bju, te amo!

Felicidade Clandestina said...

Pessoaaal, faz 3 anos que não entro no meu blog! que saudade! prometo que vou atualízá-lo! Mas antes estou na saga das senhaaaaas