Saturday, March 06, 2010

Porque todos somos diferentes. Indiferente ninguém precisa ser!




Inclusão de Pessoas com deficiência. Há 4 anos me deparei com esse tema na empresa em que trabalho hoje, Accenture.
Não sabia nada sobre o tema. Fui apresentada à Mari Perocco da Isocial (que hoje é minha grande amiga), e fui aprendendo sobre o tema.
Comecei a ler sobre o tema, depois a acompanhar as turmas de capacitação para pessoas com deficiência que a Acn realiza, depois a ministrar os treinamentos (sobre conviência com pessoas com deficiência etc), a dar suporte aos nossos funcionários com deficiência e aos seus líderes.

Sabe, foi muito gratificante para mim aprender sobre esse tema, e passar para as outras pessoas, sobre a equidade. Falar das oportunidades dentro de uma organização que precisam ser iguais.

Hoje fazemos contratação de pessoas com deficiência para diferentes cargos e atividades, claro voltados a tecnologia, acompanhamento delas e promovemos, em 2009, nossa 1ª Semana da Diversidade e contamos com a presença de Rodrigo Mendes(fundador do instituto Rodrigo Mendes de incentivo a cultura e arte e ex funcionário Accenture), João Ribas(Diretor de Diversidade do Serasa), a Deise (diretora de Diversidade da CPFL) entre outros. Foi muito bom partilhar com eles sobre o tema.
No meu dia-a-dia convivo com a Dani (deficiente visual) que parece que enxerga mais que eu. O Zé, Serginho, a Eriquinha e outros que poderia citar aqui.

Gostaria de chamar a atenção de todos para este tema. Um dado que me assustou muito quando comecei a estudar o tema foi :



Se metade das pessoas se tornaram deficientes por violência/arma de fogo, conforme gráfico nos mostra (está meio ruim de ver), quer dizer que todos nós somos potenciais deficientes. Minha intenção aqui não é assustá-los, mas sim alertá-los para uma realidade que pode bater em nossa porta.Por isso, seja uma pessoa consciente, não seja preconceituoso. Independente da cadeira que você ocupa, enxergue primeiramente a pessoa e depois sua condição que é, estar deficiente.

Nossa cidade, nossas ruas e estabelecimentos ainda não estão preparados para os PCD's. Imagine se você fosse um cadeirante e dependesse do transporte público que é a realidade da maioria? Seria muito duro.
Eu realmente espero que nosso país possa ser mais acessível e começar a se adaptar para que possamos dar um passo a equidade.

As pessoas em geral por falta de conhecimento, tendem a achar que o sinônimo de eficiente é deficiente, e está errado. O sinônimo de eficiente é ineficiente. Por isso não subestime uma pessoa com deficiência. Ela terá limitações sim. Mas é importante você entender o que é pertinente da deficiência e o que é da pessoa, independente dela ser deficiente ou não.






E ajude o nosso país a ser cada vez mais acessível.

1 comment:

Adriano Almeida said...

Rêe querida!! ...adorei o post, é importante esse tipo de informaçao, as pessoas nao tem a real noçao do que estamos sujeitos a todo instante, seja no transito, seja numa brincadeira de final de semana. hoje estamos sujeitos a tudo de bom que pudermos "ser" e "ter" nessa vida, mas infelizmente temos também as que causam danos, quanto a acessibilidade, as ruas estão o contrário do que assistimos nas propagandas da TV, e o transporte, é lamentável, o governo obriga as empresas a cumprirem a cota mas o def. sofre pra cumprir com seus horários c/ a empresa porque o Governo não elaborou um plano "real" de se fazer um Cadeirante ser inserido no mercado de trabalho, sei porque vivencio esse tipo de situação e voce sabe, ônibus lotados, sem horários, poucos são adaptados, mas,

...Vlw pelo alerta, pela discussao sobre o assunto, um bjoo!!